Araçazão
O araçazão é popularmente conhecido como araçá-boi (Eugenia stipitata), um arbusto frutífero nativo da Amazônia Ocidental. A planta destaca-se pelo seu porte, fruto de tamanho considerável e propriedades nutritivas.
Cultivo e Uso
Cultivo: É usualmente cultivado no Brasil, Peru e Bolívia. A espécie é semidecídua (perde parte das folhas em determinada época do ano).
Usos: O fruto é consumido ao natural ou utilizado no preparo de doces. A planta também tem valor ornamental e é empregada na recuperação de áreas degradadas (recomposição florestal), além de atrair a avifauna (pássaros). A madeira é resistente e utilizada em cabos de ferramentas e na construção.
Descrição da Planta
Porte: É um arbusto que atinge cerca de três metros de altura, caracterizado por ramos que crescem desde o solo.
Folhagem: As folhas são coriáceas (de textura semelhante a couro) e podem apresentar uma coloração marrom-amarelada ou marrom-avermelhada.
Flor: A planta possui flores melíferas (que atraem abelhas).
Tronco: Pode apresentar um tronco tortuoso.
Descrição do Fruto
Tamanho e Peso: O termo “araçazão” refere-se ao tamanho, pois seu fruto pode ser grande, chegando a pesar até 450 gramas.
Cor: Quando maduro, o fruto adquire uma cor amarelada.
Características Internas: É um fruto do tipo baga, que contém em média 11 sementes. A polpa é rica em vitamina C e tanino.